Fique Conectado

NOTÍCIAS


01 de Dezembro de 2017

Ganhou presente de natal, mas quer trocar? Fique atento às dicas

O que fazer se o presente que você ganhou no natal não agradou ou não te serviu? A grande maioria das pessoas tem o costume de ir até a loja para trocar a mercadoria. Mas até onde o lojista é obrigado a trocar determinado produto para o consumidor? Existe alguma regra ou todas as lojas são obrigadas a realizar a troca?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê, especificamente, a obrigatoriedade de a loja trocar o produto quando o motivo for o gosto pessoal do cliente. Ou seja: se você ganhou uma roupa que ficou apertada ou um calçado cuja cor não agradou, em um primeiro momento é importante saber que há a possibilidade de o fornecedor não trocar o seu produto.

Apesar da troca não ser obrigação do comerciante quando não há defeito, é muito comum que alguns comércios realizem a troca desde que a etiqueta da loja não tenha sido retirada e o produto esteja íntegro sem sinais de uso. Para facilitar a troca, é importante ter a nota ou cupom fiscal da compra e observar as regras de troca estipuladas pela loja.

A ideia de facilitar a troca tem sido usada como estratégia para aumentar a fidelidade do consumidor, além de ser uma ótima oportunidade para conquistar um novo cliente. Isso porque o consumidor que vai até a loja acaba observando outros produtos e até realizando uma nova compra.

O ideal é, na hora da compra, perguntar na loja se há a possibilidade de troca e quais são os requisitos. O que é acordado no momento da compra, tem que ser cumprido.

Um detalhe importante é que tudo isso se aplica apenas quando, no momento da compra, o consumidor teve a opção de escolha, isso ocorre nas compras em lojas físicas. Quando a compra é realizada fora do estabelecimento, ou seja, por telefone ou internet, onde a pessoa não teve acesso ao produto, existe o chamado "direito de arrependimento", garantido pelo CDC e que dá ao consumidor  a opção de desistir da compra em até 07 dias, ocasião em que, poderá optar pela restituição de seu dinheiro, ou troca do produto por outro semelhante. 





Onde estamos?

Rua 104, N.03, Setor Sul
Goiânia - GO
Telefone: (62) 3942-5000
Celular: (62) 98409-1667 / (62) 99975-3888

Fique Conectado

   
© 2014 Josserrand Massimo Volpon Advogados Associados. Todos os direitos reservados.
Produção