Fique Conectado

NOTÍCIAS


19 de Outubro de 2017

Mas afinal, como é feita e para que serve a Tabela FIPE?

FIPE são as iniciais da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão responsável por elaborar a tabela. Esta Fundação não possui fins lucrativos e suas atividades ainda envolvem diversas pesquisas na área da economia.

A criação da tabela teve início em 2000 e é baseada em uma pesquisa da média dos preços que os veículos possuem no mercado, não informando nem valores mínimos, nem máximos. Esta pesquisa é realizada com concessionárias, revendedoras, classificados de jornais, sites especializados no assunto, entre outros. E não leva em conta veículos de uso profissional ou especial, como viaturas. Alguns fatores que influenciam no valor são: fabricação nacional ou importada, tipo de combustível e cor.

Por ser uma média do mercado, a tabela FIPE é a principal referência na hora das negociações. Uma pesquisa rápida na tabela, pode ser um diferencial para evitar pagar um valor no veículo muito acima do ideal. Outra utilidade desta é servir como base para calcular o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), pois a alíquota é multiplicada pelo valor do veículo. Ela também é utilizada como medição dos índices de depreciação.

Outra aplicabilidade da tabela, não menos importante do que as anteriores, é a utilização por parte das seguradoras de automóveis para definir os valores de contratação do seguro e o pagamento da indenização quando ocorre o sinistro. Vale ressaltar que neste último caso, o valor a ser pago pelas seguradoras não é o mesmo valor de quando o carro entrou no seguro e sim o valor do momento do ato.

Outra informação importante é que os acessórios incluídos no carro, não estão contemplados nos valores da Tabela FIPE, portanto se o proprietário quiser proteger estes bens, ele deve contatar a seguradora e solicitar uma proteção completa, personalizando assim a sua apólice.

Passo a passo para consultar a Tabela FIPE

Para fazer uma consulta na Tabela FIPE, você deve seguir os passos abaixo:

1.    Entrar no endereço: http://www.fipe.org.br/pt-br/home

2.    Clicar em "Tabela FIPE Preço médio Veículos", no lado direito da tela

3.    Escolher o tipo de veículo que deseja consultar (Carros e utilitários pequenos; Caminhões e micro-ônibus; Motos)

4.    Colocar o mês de referência da consulta

5.    Adicionar a marca do veículo

6.    Indicar o modelo e o ano do veículo

Algumas observações que faço para você:

·   Dê atenção aos detalhes de cada modelo, como o tipo de combustível, se ele é 1.0, 1.4, 1.6, etc., para não consultar o veículo errado.

·   O ano a que se refere a pesquisa é o ano do modelo, não o de fabricação.

Para evitar erros, faça a consulta com o documento do carro em mãos para utilizar as informações que estiverem nele. Assim, você terá certeza de uma consulta confiável e de acordo com as suas necessidades.





Onde estamos?

Rua 104, N.03, Setor Sul
Goiânia - GO
Telefone: (62) 3942-5000
Celular: (62) 98409-1667 / (62) 99975-3888

Fique Conectado

   
© 2014 Josserrand Massimo Volpon Advogados Associados. Todos os direitos reservados.
Produção