Fique Conectado

NOTÍCIAS


12 de Dezembro de 2018

STJ vai revisar tese sobre devolução de benefício concedido por liminar

O Superior Tribunal de Justiça decidiu revisar a tese firmada pela corte de que os valores previdenciários recebidos por tutela antecipada devem ser devolvidos em caso de revogação da decisão liminar.

A tese foi definida em 2015 pela 1ª Seção do STJ num recurso repetitivo. Agora, no entanto, o próprio colegiado decidiu acolher questão de ordem levada do ministro Og Fernandes e submeter a tese a processo de revisão. Com isso, todos os processos em tramitação sobre essa questão devem ser suspensos.

Na questão de ordem, o ministro destacou a importância da revisão do tema, tendo em vista “a variedade de situações que ensejam dúvidas quanto à persistência da orientação firmada pela tese repetitiva relacionada ao Tema 692/STJ, bem como a jurisprudência do STF, estabelecida em sentido contrário, mesmo que não tendo sido com repercussão geral ou em controle concentrado de constitucionalidade”.

Og Fernandes disse que a tese que obriga a devolução dos valores poderá ser “reafirmada, restringida no seu âmbito de alcance ou mesmo cancelada”.

Ao todo, seis recursos serão analisados. O relator justificou a inclusão de todos na controvérsia pois em cada um há uma particularidade processual a ensejar a revisão da tese. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

 

REsp 1.734.685


Fonte: conjur




Onde estamos?

Rua 104, N.03, Setor Sul
Goiânia - GO
Telefone: (62) 3942-5000
Celular: (62) 98409-1667 / (62) 99975-3888
josserrand@jmvadvogados.com

Fique Conectado

   
© 2014 Josserrand Massimo Volpon Advogados Associados. Todos os direitos reservados.
Produção